Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
O NIL – Núcleo Imagem Latente é um grupo formado por professores e fotógrafos que se dedicam à questão da Fotografia no âmbito artístico, educacional e lúdico, realizando exposições, eventos cursos, palestras, recreações e todo tipo de atividade relacionada a ela. O grupo é responsável em Belo Horizonte por todos os eventos de celebração do Pinhole Day - Dia Mundial da Fotografia Pinhole - que acontece na cidade desde 2001. O NIL trabalha também com projetos e atividades para empresas, prefeituras de cidades do interior e escolas particulares. Contato pode ser feito pelo e-mail nilfotografia@gmail.com

segunda-feira, 17 de março de 2008

Pinhole Day - Edição 2006

Na edição do Pinhole Day de 2006 tivemos alguns problemas pessoais que inviabilizaram nossos planos, somados a uma crise com a falta de material fotográfico no mercado. Foi um momento ruim porque faltou de tudo, até apoio. Para que o Dia aqui em Belo Horizonte não passasse em branco, tomamos a iniciativa de realizar um manifesto, contra a situação instalada. Sem material fotográfico seria impossível realizar qualquer tipo de evento lúdico-educativo com a comunidade. Assim tomamos de emergência a idéia de distribuir para os interessados pequenas câmeras feitas com o tubinho de filme. Nossa intensão era a de cada pessoa, ao levar a câmera, fizesse um auto-retrato. Segue a baixo o texto do Dia.
Infelizmente, diante à “supremacia inovadora” da fotografia eletrônica (digital), os processos manuais e artesanais da fotografia química foram radicalmente extintos, sendo hoje difícil encontrar no mercado os seus produtos básicos. Estamos vivendo uma crise, que vem a comprometer todo o ideal daqueles que ainda vêem na fotografia tradicional o melhor recurso de expressão, seja ele comercial ou autoral. Até o momento não há perspectivas de uma retomada que possa atender a essas necessidades.
Assim sendo, para este ano, o nosso Pinhole Day se limitará apenas a participar do evento, convocando a todos os interessados para juntos nesse dia, produzirmos uma imagem comemorativa. Na sexta-feira que antecede ao domingo do Pinhole Day estaremos distribuindo câmeras para as pessoas de nossa comunidade (alunos, professores, funcionários e visitantes). Não é preciso ter qualquer conhecimento em fotografia, basta querer participar do nosso desafio: fazer um auto-retrato no domingo do PD. Cada participante levará consigo uma câmera pinhole e terá apenas uma única chance para se auto-retratar. As câmeras deverão ser devolvidas na semana seguinte e as imagens reveladas, farão parte do painel ‘Eu e os outros dentro da câmara escura’ que será enviado ao site
www.pinholeday.org.
Um auto-retrato traduzido na ótica da fotografia de câmera sem lente.
Este é um bom momento para que juntos nós, artistas, fotógrafos, estudantes e entusiastas desta técnica, possamos mostrar ao mundo o quanto ainda estamos presentes e a importância desses processos na fotografia tradicional...
A fotografia eletrônica veio para ficar, mas os sistemas analógicos químicos ainda fazem parte das ferramentas que usamos para por em prática as nossas idéias.Venha participar.
No dia 28 de outubro, sexta-feira, venha buscar sua câmera. Mostre sua cara nesse retrato. Venha fazer uma fotografia com câmera pinhole.
Os resultados dessa experiência foram enviados em conjunto à organização internacional do Pinhole Day 2006. Por algum motivo, mais da metade das imagens não foram publicadas, infelizmente...

Pinhole Day - Edição 2005

Comemorando o Dia Internacional da Fotografia Pinhole, a Primeira Fotogaleria abriu, pelo segundo ano, a exposição coletiva que reuniu sete dos mais atuantes artistas e fotógrafos brasileiros que trabalham com pinhole. A mostra fez parte dos eventos realizados em Belo Horizonte - MG por iniciativa do fotógrafo Tibério França, idealizador da galeria.
A Primeira Fotogaleria foi um espaço criado para atender a demanda e suprir as carências de lugares exclusivos para a fotografia na cidade. A exposição aconteceu durante o período de 24 de abril a 03 de junho, tendo sido visitada por centenas de pessoas, que tiveram nesta ocasião a oportunidade de ver imagens geradas a partir de uma simples câmara escura e seu minúsculo furinho. Apesar da singularidade deste tipo de fotografia, podemos constatar em cada um dos sete artistas caminhos diferentes, pessoais, transgressores e criativos. É a fotografia estenopeica/pinhole na contra-mão dos novos tempos, se legitimando como criação fotográfica autoral, longe da banalização da imagem, hoje, digital.

quinta-feira, 13 de março de 2008

Equipe da TV UniBH em entrevista na Primeira Fotogaleria em 2005, durante o 5º Pinhole Day.
Foto: Sued Santos

segunda-feira, 10 de março de 2008

Primeirafoto Galeria - 2005
Fotografia de Bernardo Magalhães durante o 5º Pinhole Day, na Primeira Fotogaleria em Belo Horizonte, 2005.

Homenagem a uma pioneira

O Dia Mundial da Fotografia Pinhole de 2008 deve ser um momento de homenagem a Regina Alvarez, falecida em junho do ano passado, reconhecidamente um dos nomes de destaque para a introdução e o desenvolvimento da fotografia Pinhole no Brasil.

quinta-feira, 6 de março de 2008

Foto de Cleber falieri, no Pinhole Day 2002.
Com esta foto, Luish Coelho participou do segundo Pinhole Day, em 2002.

Primeira Participação

Com esta foto, Cleber Falieri participou do primeiro Pinhole Day, em 2001.

Fotos no Coreto

Está confirmado. Montaremos um laboratório no Coreto do Parque Municipal de Belo Horizonte no dia 27 de abril de 2008.

Para participar das oficinas é preciso inscrever-se gratuitamente pelo email nucleoimagemlatente@gmail.com