Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
O NIL – Núcleo Imagem Latente é um grupo formado por professores e fotógrafos que se dedicam à questão da Fotografia no âmbito artístico, educacional e lúdico, realizando exposições, eventos cursos, palestras, recreações e todo tipo de atividade relacionada a ela. O grupo é responsável em Belo Horizonte por todos os eventos de celebração do Pinhole Day - Dia Mundial da Fotografia Pinhole - que acontece na cidade desde 2001. O NIL trabalha também com projetos e atividades para empresas, prefeituras de cidades do interior e escolas particulares. Contato pode ser feito pelo e-mail nilfotografia@gmail.com

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Pinhole Day no CentoeQuatro - As Oficinas

Seguem aqui algumas imagens que registram um pouco o que foi o Dia Mundial da Fotografia com Câmera de Orifício no espaço multifuncional do CentoeQuatro.
O NiL promoveu cinco oficinas de uma hora e meia, recebendo uma média de 20 pessoas por turma. Além dos inscritos, também participaram pessoas que passavam pelo local, amigos e fotógrafos da cidade. Apesar dos recursos estarem escassos, o Núcleo conseguiu, mesmo sem patrocínio, apresentar com muita organização um evento de qualidade.

Câmera escura gigante, onde se pode entrar e presenciar o fenômeno da formação de imagens.
No interior da câmara gigante, a luz externa projeta a imagem sobre o papel vegetal.
Imagem gerada pela câmera gigante, colocada na porta de entrada do CentoeQuatro.
O laboratório imporvisado, amplo e bem ventilado, recebeu até 10 pessoas simultâneamente.

Construíndo as câmera pinhole.
Pinhole na Praça, um momento fotográfico.
Recebendo os participantes.
Os monitores também se divertiram e fotografaram, claro!
Aprendendo a fotografar com a câmera pinhole.

Momentos de inscrição e seleção das turmas.
Registrando as fotografias para o pinholeday.org
Digitalizado os negativos.
Mesa dos 'perdidos e achados'.
Separação e secagem das fotografias.
CentoeQuatro, um espaço perfeito!

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Oficinas Preparatórias Para os Monitores

No final do mês de fevereiro, o NiL trabalhou com um grupo de alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, da Faculdade de Educação da UFMG. Em um curso de três dias, este grupo foi preparado pelo fotógrafo Cleber Falieri para trabalhar, junto ao Núcleo, como monitores no Pinhole Day.
Este curso preparatório passou a ser adotado desde a edição do ano passado, no sentido de dar um maior embasamento aos monitores e também como uma nova dinâmica para o Núcleo. O trabalho acontece de uma maneira mais organizada e produtiva. O grupo de monitores recebeu ainda alunos da UEMG e da FUMEC, totalizando um número de 20 pessoas, envolvidas em todos os processos das oficinas.


Pinhole Day 2011 no CentoeQuatro

No último domingo, dia 24 de abril de 2011, o NiL completou 10 anos de atividades no Pinhole Day. Ao longo desse tempo, participando de todas as edições do evento, o grupo já esteve em diferentes pontos da cidade, lenvando suas oficinas e atividades lúdicas à população. O NiL tem sido o responsável por essas iniciativas e formador de outros multiplicadores. Através das oficinas do NiL outros grupos vem sendo formados. O interesse pela técnica vem crescendo cada vez mais.
O "Dia Mundial da Fotografia com Câmera de Orifício" promovido pelo Núcleo, neste ano, aconteceu na antiga fábrica de tecidos da Praça Rui Barbosa (Praça da Estação), o "CentoeQuatro", um espaço multifuncional, que caiu como uma luva para essas atividades. Mesmo completando 10 anos de atividades, o NiL, neste ano, não recebeu patrocínio. A Fundep (UFMG), ao contrário dos anos anteriores, neste se recusou a apoiar e ainda comprometeu a tentativa de buscar outros recursos, segurando sua decisão dois dias antes do evento. Sem recursos, o Núcleo contou apenas com o apoio de alguns parceiros e amigos para ajudar na divulgação. Além do CentoeQuatro, apoiaram o evento, o Cenex-EBA/UFMG e Fumec.

CentoeQuatro, um espaço perfeito para o Pinhole Day
Oficinas para cinco turmas ao longo do dia
Introdução à câmara escura e noções básicas de fotografia pinhole

CentoeQuatro 7:30 am
Começando a receber o público...
Domingo, dia 24 de abril, 8:30 am
Dia Mundial da Fotografia com Câmera de Orifício no CentoeQuatro



sábado, 16 de abril de 2011

PINHOLE DAY - EDIÇÃO 2011

Olá amigos! Estamos completando 10 anos de atividades. Legal, não é mesmo? Ao longo de uma década estivemos sempre presentes e atuantes, levando a fotografia com câmera de orifício, em diferentes pontos da cidade de Belo Horizonte. Como sempre, procuramos realizar oficinas, mostras e outras atividades relacionadas, sempre de maneira gratuita. O NiL se tornou por excelência a bandeira da fotografia pinhole em Minas Gerais. O grupo, formado por professores, fotógrafos e estudantes universitários, encontra-se a cada novo ano trazendo para seu círculo, gente de escolas como Guignard, Fumec, EBA e Estácio.
Neste ano, onde também celebramos uma década, infelizmente, fomos traídos no patrocínio. A FUNDEP - Fundação de Desenvolvimento à Pesquisa, que em várias edições nos apoiou, com as mudanças na gerência, desta vez se recusou a nos prestar auxílio e ainda por cima acabou nos prejudicando, protelando sua decisão até há poucos dias atrás. Com isso perdemos outras possíveis oportunidades e não tivemos mais o tempo hábil para buscar esses recursos.
Infelizmente, para a edição de 2011, estaremos trabalhando sem muita sinalização, recursos e patrocínios. Mesmo assim, assumimos um compromisso e queremos completar 10 anos de muito sucesso.
As inscrições já se encontram abertas através e unicamente do telefone (31-9601-5337). Serão oferecidas cinco oficinas de uma hora e meia durante todo o domingo, dia 24 de abril. O local escolhido desta vez será o 104, um espaço muito charmoso, na velha fábrica de tecidos que fica na Praça da Estação. Um lugar bem conhecido por todos os belorizontinos.
Se você gosta de fotografia e quer celebrar junto com a gente o Dia Mundial da Fotografia com Câmera de Orifício, faça logo a sua inscrição. Venha participar...

Cleber Falieri