Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
O NIL – Núcleo Imagem Latente é um grupo formado por professores e fotógrafos que se dedicam à questão da Fotografia no âmbito artístico, educacional e lúdico, realizando exposições, eventos cursos, palestras, recreações e todo tipo de atividade relacionada a ela. O grupo é responsável em Belo Horizonte por todos os eventos de celebração do Pinhole Day - Dia Mundial da Fotografia Pinhole - que acontece na cidade desde 2001. O NIL trabalha também com projetos e atividades para empresas, prefeituras de cidades do interior e escolas particulares. Contato pode ser feito pelo e-mail nilfotografia@gmail.com

segunda-feira, 17 de março de 2008

Pinhole Day - Edição 2005

Comemorando o Dia Internacional da Fotografia Pinhole, a Primeira Fotogaleria abriu, pelo segundo ano, a exposição coletiva que reuniu sete dos mais atuantes artistas e fotógrafos brasileiros que trabalham com pinhole. A mostra fez parte dos eventos realizados em Belo Horizonte - MG por iniciativa do fotógrafo Tibério França, idealizador da galeria.
A Primeira Fotogaleria foi um espaço criado para atender a demanda e suprir as carências de lugares exclusivos para a fotografia na cidade. A exposição aconteceu durante o período de 24 de abril a 03 de junho, tendo sido visitada por centenas de pessoas, que tiveram nesta ocasião a oportunidade de ver imagens geradas a partir de uma simples câmara escura e seu minúsculo furinho. Apesar da singularidade deste tipo de fotografia, podemos constatar em cada um dos sete artistas caminhos diferentes, pessoais, transgressores e criativos. É a fotografia estenopeica/pinhole na contra-mão dos novos tempos, se legitimando como criação fotográfica autoral, longe da banalização da imagem, hoje, digital.

Nenhum comentário: