Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
O NIL – Núcleo Imagem Latente é um grupo formado por professores e fotógrafos que se dedicam à questão da Fotografia no âmbito artístico, educacional e lúdico, realizando exposições, eventos cursos, palestras, recreações e todo tipo de atividade relacionada a ela. O grupo é responsável em Belo Horizonte por todos os eventos de celebração do Pinhole Day - Dia Mundial da Fotografia Pinhole - que acontece na cidade desde 2001. O NIL trabalha também com projetos e atividades para empresas, prefeituras de cidades do interior e escolas particulares. Contato pode ser feito pelo e-mail nilfotografia@gmail.com

quarta-feira, 16 de março de 2022

COMO USAR O KIT PINHOLE 2022 - ORIENTAÇÕES PARA SE FOTOGRAFAR COM O FILME RX200





PINHOLE DAY - DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA EM CÂMERA DE ORIFÍCIO
No último domingo de abril, dia 24, estaremos juntamente com outras milhares de pessoas pelo mundo celebrando a data que já é uma tradição. Qualquer pessoa pode participar, basta ter uma câmera pinhole, fazer uma fotografia nesse dia para ser enviada posteriormente ao pinhole.org, para fazer parte da exposição anual.

A câmera de furinho (pinhole. estenopeica) como se sabe, fotografa através de um minúsculo furinho. Ela não possui lente e por essa razão o tempo de exposição é maior. Geralmente, usamos nessas câmeras papel fotográfico para captar a imagem latente, é o mais comum e tradicionalmente o que usamos em nossos eventos onde envolve a prática também de laboratório.
 
Nesta edição de 2022, estamos trazendo uma novidade, o uso de filme e os filmes são mais sensíveis que os papéis. Dessa forma, a exposição é bem mais rápida e, por outra, permite que façamos fotos pinhole em condições de luz mais baixa. Dependendo do tempo que deixarmos o furinho exposto, podemos fotografar até mesmo dentro de casa, com a iluminação interna.

Aqui, queremos dar umas dicas para que você possa aproveitar os filmes ao máximo. Dicas importantes que devem ser seguidas para não dar erro, ok?
1- O kit pinhole é formado por um envelope de filmes no formato 4x5 polegadas e uma câmera a sua escolha (grande ou pequena). Está incluído também o serviço de revelação e digitalização, caso você queira nos enviar até o dia 24 de abril, dia do Pinhole Day deste ano.

2- Dentro do envelope você vai encontrar outros dois envelopes de plástico, um lacrado (onde estão os filmes) e outro com apenas um envelope preto. Esses dois últimos servirão para você depositar os filmes que forem usando e também para posteriormente serem enviados para a revelação e digitalização na Casa de Fotografia. 

3- Com a câmera grande você pode fazer até 20 fotos, cortando os filmes ao meio. Com a pequena dá pra fazer 40 fotos, também dividindo cada chapa em quatro partes. Isso pode ser feito com uma tesoura.

4- No momento de abrir o envelope, este deve ser feito em um ambiente apropriado, ou seja, um quarto escuro tendo apenas uma pequena luz vermelha (3w para lâmpada de led opaca). Como alternativa, use a lanterna de seu celular cobrindo-a com com algo tipo um copo vermelho opaco. Tendo resolvido a questão da luz, o ambiente está pronto para que você possa abrir o envelope e também cortar os filmes e colocar dentro da câmera. Mas faça isso a uma distância mínima de 2 metros da luz, ok?

5- Ao manusear o filme tenha cuidado com o suor dos dedos para não manchar o filme. Você pode usar ele de qualquer lado. O filme é sensível em ambos os lados. Toque com cuidado, ponha na câmera e após usar, coloque-o nos envelopes vazios (o preto de papel vai dentro do plástico vermelho)

6- Após carregar a câmera com o filme e fechar ela bem, você pode sair para fotografar. Lembre-se de tampar com o dedo, ou com uma fita o buraquinho do pinhole. Você só vai abrir quando for fazer a foto.

7- O tempo de exposição para a câmera pequena vai, inicialmente a partir de 3 segundos, podendo se estender por mais tempo conforme a luminosidade da cena que irá ser fotografada. O mesmo vale para a câmera grande, a partir de 5 segundos. Como não há uma forma precisa de medir a luz, por certo, tudo funciona na base da intuição. Você terá de 20 a 40 chances para acertar na exposição.
8- Após ter feito todas as fotos, se quiser nos enviar para revelar e digitalizar, tem até o dia 30 de abril. Envie tudo dentro e da embalagem original, com seus filmes protegidos dentro dos envelopes reservas para: 
Casa de Fotografia
Rua Hermílio Alves 86 A - Bairro Santa Tereza - BH/MG
Cep: 31010-070

9- Se ainda ficou alguma dúvida, faça contato através do WhatsApp (31) 99601-5337.

Nenhum comentário: